sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cisto dentígero


Existem vários tipos diferentes de cistos que podem ser vistas na cavidade oral. A presença destes cistos pode ser atribuída aos dentes que surgiram ou dentes que são afectados na cavidade oral. Destes tipos diferentes, um dos tipos mais comuns de cistos é o cisto dentígero. Para ser preciso, é o segundo mais comum cisto odontogênico de desenvolvimento, e diz-se responsável por um quinto de todos os casos, cistos da mandíbula.

O que é um cisto dentígero?

Cisto dentígero é um quisto que normalmente envolve a coroa de um dente impactado, e é visto devido à acumulação de fluido que tem lugar entre a superfície do esmalte do dente e da camada de epitélio conhecido como esmalte reduzida. Assim, este leva ao aparecimento de um quisto -, em que a coroa está localizado dentro do lúmen do cisto. Este tipo de cisto é quase sempre vista em relação com um dente permanente, e é extremamente rara para que ela ocorra em relação com um dente decíduas. Não se sabe exatamente como o que instiga ou leva a esse tipo de acúmulo de líquido e formação de um cisto dentígero. Embora as causas não são claras, os sinais e sintomas de um cisto dentígero existem em abundância e que desempenham um papel crucial no diagnóstico do problema.

Sinais e sintomas de cisto dentígero

Como mencionamos anteriormente, este cisto está sempre associada com a coroa de um dente impactado ou não irrompidos na cavidade bucal e, assim, que geralmente é visto na região dos molares superiores e inferiores terceiros. Às vezes, porém, pode também ser visto em relação com o canino superior, especialmente se o mesmo é percutido. Por vezes, um cisto dentígero também pode ser visto em associação com os dentes supranumerários. Esta lesão é normalmente observada em pessoas em seus 20s e 30s, e os machos têm uma predilecção ligeira para esta condição. Esses cistos são normalmente solitário por natureza, enquanto os cistos bilaterais ou múltiplos são normalmente vistos em conjunto com outras síndromes.

Cisto dentígero tem um potencial para se tornar agressivo. Se estes cistos aumentar de tamanho, isso pode levar a expansão do osso, levando a uma visível extra-oral facial inchaço e subsequente assimetria. Mais importante, ela pode aumentar de tamanho de tal forma que ele possa eventualmente deslocar dentes adjacentes, provocando assim uma grande quantidade de dor e desconforto. Em alguns casos - especialmente quando o cisto é muito grave, ele pode até mesmo assumir o ângulo da mandíbula inteira, e fazer com que se esvaziou, tornando-se muito fraca e comprometida. Se o cisto aumenta de tamanho a uma extensão em que não conduz a quaisquer sintomas extra-orais, então é geralmente assintomático e indolor, a menos que ela se torna infectado.

Características radiográficas

A radiografia da região afetada pode mostrar uma imagem radiolúcida associada à coroa retido. O espaço entre uma guarnição de cisto dentígero eo dente será geralmente mais de cinco milímetros. Existem diferentes tipos de cistos dentígeros visto na radiografia, dependendo de como os envelopes de quisto da coroa, ele pode ser um quisto central de dentígero ou uma lateral ou um um circunferencial. Por vezes, um forro de esclerótica - o que indica uma reacção óssea, pode também ser visto em torno do quisto.

Tratamento Cisto dentígero

O tratamento para um cisto dentígero será ditada por vários factores, como a saúde geral do paciente medida, da lesão, o presente sintomas, etc Em qualquer caso, a intervenção cirúrgica é a única maneira para lidar com um cisto dentígero - como nenhum medicamento pode ajudá-lo a diminuir isso. Se a lesão é pequena, então um simples remoção cirúrgica do dente impactado, juntamente com o cisto inteiro e forro cística é a melhor maneira de lidar com o cisto. No entanto, se a lesão é muito grande, com uma grande quantidade de perda de osso, em seguida, a drenagem cirúrgica ou marsupialização pode ser necessária. Remoção cirúrgica simples de um grande cisto não é viável devido ao risco de fratura da mandíbula envolvidos. Se o cisto inteiro e, mais importante, o revestimento cístico for removido, então as chances de recorrência são mínimas.

O cisto dentígero é uma condição relativamente comum saúde dental que é assintomática na natureza. No entanto, mesmo as mais leves sintomas surgem fazer, o melhor é tomar medidas imediatas e obter o cisto eo dente impactado em questão imediatamente removidas. Há chances de que algumas complicações possíveis possam surgir a partir de um cisto dentígero, incluindo o desenvolvimento de um ameloblastoma ou um carcinoma epidermóide, se não for submetido a tratamento adequado, no mínimo. No final do dia, qualquer cisto que pode ser visto em relação com um dente impactado deve ser investigada e tratada na primeira, de modo a minimizar os riscos de quaisquer complicações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário